Após um ano de pandemia de Covid-19, milhares de alunos brasileiros seguem no ensino remoto. Mesmo que a fase de adaptação já tenha passado, ainda existem muitos desafios nessa trajetória. Para os educadores, um dos processos mais complexos nesse “novo normal” é encontrar formas eficazes de motivar os alunos no ensino remoto.
O que era novidade no início da pandemia hoje já não é. Essa realidade exige que todos tenham criatividade para garantir que o processo de ensino-aprendizagem transcorra bem em todos os ciclos escolares.
Para auxiliar os professores nesse longo e desafiador processo de motivação dos estudantes no ensino remoto, listamos algumas dicas que podem ser aplicadas já nas próximas atividades. Confira!
Não é porque a turma não está presente fisicamente que os educadores não devem transformar as aulas em algo leve e interativo. Na verdade, o ensino remoto requer que todos se envolvam no processo de ensino-aprendizagem, promovendo uma troca contínua de experiências e conteúdos.
Da parte do professor, é interessante abrir nas aulas espaços para essas trocas online com os alunos. As atividades de debates e dinâmicas de grupo podem e devem ser utilizadas como ferramentas para tornar o ambiente mais leve, acolhedor e interativo.
Outra estratégia que pode ajudar a manter a turma engajada e focada nas aulas remotas são os recursos audiovisuais. Por meio de músicas, podcasts, vídeos e games, é possível trabalhar diversos conteúdos pedagógicos com os estudantes de uma forma mais próxima da realidade dos jovens.
Além disso, esses recursos audiovisuais tornam a aprendizagem mais atrativa para os alunos e servem como um estímulo para que eles sigam empenhados em suas atividades. Ao projetar as aulas com base nesses recursos, é interessante sempre pensar em como as tarefas podem ser desafiadoras, despertando o perfil investigador nos estudantes.
Com tantos desafios no ensino remoto, para obter o sucesso é fundamental a participação de todos nesse processo: professores, pais e alunos. Por isso, uma das maneiras dos educadores ajudarem a motivar os estudantes é por meio das atividades que contam com a presença das famílias.
Acompanhar os filhos nas atividades pós-aula é o primeiro passo. Quando o aluno percebe esse envolvimento dos pais, ele se motiva a dar o melhor de si. Então, os professores podem sempre reforçar essa importância nos bate-papos com as famílias.
Algumas atividades envolvendo os pais, como entrevistas e pesquisas em grupo, também podem ser solicitadas no ensino remoto, tornando o processo de aprendizagem dos alunos ainda mais rico.
Apresentamos no artigo de hoje algumas dicas de como motivar os alunos no ensino remoto. Se você gostou e quer continuar por dentro de assuntos relacionados à educação, confira também em nosso blog o post que mostra as boas práticas que fortalecem a aprendizagem dos alunos no ensino híbrido.
This is a single event page with sample content. This layout is suitable for most websites and types of business like gym, kindergarten, health or law related. Event hours component at the bottom of this page shows all instances of this single event. Build-in sidebar widgets shows upcoming events in the selected categories.
No upcoming events for today
No upcoming events for today
We offer 100% free after sales support. Once you purchase you can use our Support Forum backed by professionals who are available to help our customers.
Visit Support ForumWe provide WordPress customization services some of which are:
Colégio Marupiara Ltda
© Todos os direitos reservados 2017